Páginas

domingo, 22 de abril de 2007

Dias da Música 2008

18 a 20 de Abril de 2008, «dedicada ao repertório de câmara de musica ocidental», «vai explorar as virtualidades de tocar a dois, três, quatro e mais intérpretes». «Existem já muitas ideias», nomeadamente que o programa deverá incluir o «lead (canção de câmara alemã) e os madrigais».

O responsável sublinhou que não pretende voltar a falar sobre a Festa da Música (que teve sete edições no CCB e foi cancelada em 2006 por restrições orçamentais) «com os quais Os Dias da Música teve algumas semelhanças no formato, mas há grandes diferenças no conceito».

«Aqui tivemos uma grande presença da música contemporânea e um espaço muito amigável para as crianças», enumerou, acrescentando que em 2008 «será aprofundada esta filosofia de não diferenciar géneros, apenas tendo a preocupação de cumprir uma missão de serviço público para divulgar a música».

Por seu turno, a consultora artística do evento, Gabriela Canavilhas, também presente na conferência de imprensa, comentou ter observado um «crescendo de qualidade e de emoção nos concertos, com a apresentação de propostas muito ousadas por parte dos intérpretes convidados», nomeadamente de Bernardo Sassetti, Uri Caine, Mário Laginha, Jorge Moyano, Till Fellner, Elena Rosanova e Pascal Rogé.

«Houve uma grande abrangência de obras, que abarcou desde o século XIX ao século XX, e observei pelos corredores que o público não viu as suas expectativas defraudadas», comentou ainda a pianista.

Nas actividades com as crianças, nas quais o evento fez uma grande aposta, Madalena Vitorino, responsável pelo Centro de Pedagogia do CCB, revelou que um total de 860 crianças participaram nos ateliers para construir o seu próprio piano com materiais diversos, ao mesmo tempo que famílias com bebés ouviam concertos especiais no espaço Pianíssimo.
... Lusa

Sem comentários: