Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2007

Beethoven e Chostakovitch, Orq Gulbenkian com Rudolf Barshai e Valeriy Sokolov


Orquestra Gulbenkian
Rudolf Barshai (maestro)
Valeriy Sokolov (violino)

No centenário do nascimento de Dmitri Chostakovitch

Ludwig van Beethoven
Concerto para Violino, em Ré maior, op.61

Dmitri Chostakovitch
Sinfonia Nº 4, em Dó menor, op.43

Gulbenkian, 19 e 20 de Abril de 2007
_______
É impressionante a serenidade que se desprende das escassas entrevistas dadas até hoje pelo jovem violinista Valery Sokolov. A procura da beleza como ideal junta-se, no seu caso, com uma relação imperturbável com violino, ao qual se tem dedicado com total entrega desde os cinco anos. De origem ucraniana, começou os seus estudos com o apoio da sua mãe. Trabalhou com Sergueï Evdokimov e, em 2001, foi aceite na Escola Yehudi Menuhin, na classe de Natalia Boyarskaya.

Por enquanto, a sua sensível e honesta personalidade artística é conhecida apenas por um círculo relativamente estreito de connoisseurs. No entanto, o primeiro prémio conseguido em 2005 por Valery Sokolov no prestigiado Concurso Internacional Georgiu Enesco e o lançamento, no ano a seguir, de um DVD biográfico pela Virgin, juntamente com a sua apresentação pública em diversas salas europeias e americanas, são passos num percurso que promete torná-lo um dos violinistas de referência do século XXI.

Valery Sokolov tocará em Lisboa o Concerto para Violino de Beethoven, juntamente com a Orquestra Gulbenkian. No pódio estará o maestro Rodolf Barshai, que regressa a Portugal para dirigir também a Quarta Sinfonia de Dimitri Chostakovich. Trata-se de um acontecimento singular, na medida em que Barshai é um dos mais reputados especialistas na obra orquestral do compositor russo. A sua magistral integral das sinfonias, gravadas à frente da Orquestra Sinfónica da WDR e editadas em 2002 pela etiqueta Brilliant, são a melhor prova disso.
_______

Sem comentários: