Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Pria d'ucciderti... sposa... ti baciai. Or morendo... nell'ombra... in cui mi giacio... Un bacio... un bacio ancora... ah!... un altro bacio...

I kiss’d thee ere I kill’d thee; no way but this,
Killing myself to die upon a kiss
____________________
Ópera em quatro actos de Giuseppe Verdi
Libreto: Arrigo Boito, segundo Othello, The Moor of Venice de William Shakespeare
Criação: Milão, Teatro alla Scala, 5 Fevereiro 1887

Após a estreia de Aida em Milão, Giuseppe Verdi pronuncia a sua retirada da cena lírica, reduzindo consideravelmente a sua actividade compositorial. Consternado com os avanços do domínio wagneriano na cultura europeia e consequente declínio da supremacia da ópera italiana, sente-se desmotivado, incapaz de prosseguir a sua vocação teatral.

O seu recolhimento será no entanto interrompido, na sequência da reconciliação com Arrigo Boito e de encorajamentos do seu editor - Giulio Ricordi -, para se dedicar à escrita das suas duas últimas óperas: Otello e Falstaff, ambas baseadas em peças de William Shakespeare, autor que sempre o seduzira. As estreias destas obras revelar-se-ão acontecimentos de amplitude internacional, coroando a produção operática Verdiana e conferindo ao compositor, cuja aura se intensificara ao longo dos quinze anos de silêncio, o reconhecimento e êxito generalizados. A partitura de Otello é finalizada em Dezembro de 1886 e a obra será criada a 5 de Fevereiro do ano seguinte, no Teatro alla Scala de Milão, com o célebre tenor Francesco Tamagno no papel do protagonista, desencadeando um triunfo histórico.

O desenvolvimento das potencialidades dramatúrgicas orquestrais e a sua perfeita simbiose com a teatralidade vocal, o afastamento do sistema de formas fechadas, a densidade do desenho das personagens, e uma escrita musical plena de traços de violência impetuosa, audácia, turbulência e luminosidade definem a ópera em quatro actos Otello como um marco da história da dramaturgia de ópera.

Paula Gomes Ribeiro (TNSC)
____________________
Links
Othello, William Shakespeare
Shakespeare tragicomedies: Hamlet, Othello, Macbeth and King Lear. | Shakespeare adaptations from Julius Caesar, Hamlet, Othello, and Macbeth. | Othello, the Moor of Venice.


Excelente
Othello pela companhia Cheek by Jowl no CCB em Junho de 2004.







Otello, Giuseppe Verdi
synopsis | Libretto | Informação extensa (sinopse, caracteres, disposição cénica, interpretações, libretto,...)

Sem comentários: