Páginas

domingo, 30 de março de 2008

Por uma vida melhor, Gérald Bloncourt


Museu Colecção Berardo, 18 de Fevereiro a 18 de Maio de 2008

"O «salto». Parte-se em silêncio, às escondidas. Parte-se usando todos os meios de locomoção imagináveis, mas sobretudo a pé. As fotografias de Gérald Bloncourt que aqui mostramos retratam um período difícil da história portuguesa: a emigração de quase um milhão de pessoas, oficial ou clandestina, em direcção a França.
Ele próprio exilado, após ter sido expulso do Haiti onde vivia com seus pais, Gérald Bloncourt (nascido em 1926) permaneceu sempre sensível ao sofrimento do estrangeiro num país que não é o seu. Colaborando na La Vie ouvrière e no L’Humanité, trabalhou com e sobre a comunidade portuguesa, estabelecendo relações com os operários, que permitiram que partilhasse da sua vida quotidiana. As suas fotografias constituem um testemunho insubstituível da realidade destes anos 1950 e 60 para todas estas famílias despedaçadas que a França não soube acolher.
(...)
Um curto documentário de José Vieira, ele próprio emigrante em França, Les Années de boue (Os Anos da Lama) realizado para a exposição, bem como o seu filme La Photo déchirée (A Fotografia Rasgada) (2002, 52’, produção La Huit) vêm completar o intuito agridoce de Gérald Bloncourt, fotógrafo humanista e militante."
_______
Exposição com fotografias interessantes, e com alguns filmes sobre a miséria Portuguesa em França, a puxar ao sentimento e emoção.

Sem comentários: