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sexta-feira, 7 de março de 2008

Il Fondamento, Coro da Rádio da Flandres


Il Fondamento


Coro da Rádio da Flandres

Paul Dombrecht (direcção)
Miriam Allan (soprano)
Clint Van Der Linde (contratenor)
Robert Getchell (tenor)
André Morsch (barítono)

Jan Dismas Zelenka
Miserere em Dó menor (Salmo 50), ZWV 57
De Profundis (Salmo 130), em Ré menor, ZWV 50
Requiem em Dó menor, ZWV 48

Gulbenkian, 9 de Março de 2008

O compositor boémio Jan Dismas Zelenka criou a parte mais significativa da sua obra para a corte de Dresden, na Saxónia. Foi admirado por Johann Sebastian Bach, e as suas partituras mostram uma impressionante exibição do contraponto estrito em combinação com uma escrita harmonicamente audaciosa e uma rara liberdade rítmica. O resultado é uma música que surpreende pela sua expressividade, mas que teve de esperar até ao século passado para começar a ser conhecida.

Este concerto monográfico constitui, portanto, uma boa oportunidade para descobrir, ao vivo, um dos criadores mais interessantes do Barroco. Do programa constam três peças sacras: o Miserere sobre o Salmo 50, o De Profundis (Salmo 130) e, ainda, o Requiem em dó menor que escreveu em 1724. Estas obras serão apresentadas por Rui Vieira Nery, reputado especialista nesta época da história da música, uma hora antes do concerto (Auditório 3, 18h).

Para além de dar a conhecer um autor que, aos poucos, vai ganhando relevo à medida que mais se conhece do verdadeiro mosaico cultural que caracteriza o Barroco musical, este concerto traz a Lisboa um dos agrupamentos mais respeitados no domínio da música interpretada com instrumentos históricos. Trata-se de Il Fondamento, criado pelo oboísta Paul Dombrecht, em 1989. O percurso deste grupo tem-se caracterizado pela recuperação de autores esquecidos e pela frescura das suas versões das obras-mestras da Música Antiga, nomeadamente de Bach. Os seus concertos ao vivo e os seus trabalhos discográficos têm sido em geral elogiados efusivamente pela crítica especializada.
FCG

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Bom concerto. Boa descoberta, Zelenka..., mas interpretação com alguma falta de energia.

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