Orquestra Gulbenkian
Bertrand de Billy (maestro)
sopranos:
Heidi Brunner (Oktavian)
Regina Schorg (Marechala)
Birgid Steinberger (Sophie)
Richard Strauss
Der Rosenkavalier (O Cavaleiro da Rosa), op.59
excertos instrumentais e vocais
Gulbenkian, 7 e 9 de Dezembro de 2007
A riqueza musical de Der Rosenkavalier de Richard Strauss transbordou a sua natureza teatral – a partir do material desta ópera, de facto, o próprio compositor deixou-nos duas conhecidas suites instrumentais. Nos próximos dias 7 e 9 de Dezembro, propõe-se uma selecção de alguns dos mais inebriantes excertos instrumentais desta obra (recordemos que esta ópera é uma suprema e anacrónica homenagem à valsa vienense) com as principais intervenções femininas da mesma. Isto quer dizer que ouviremos os momentos fulcrais desta ópera escrita para vozes femininas: o Monólogo da Marechala, a «Apresentação da rosa» e o Terceto final, entre outros excertos. Richard Strauss, como se sabe, era um apaixonado pela voz feminina – nos finais do século XIX e nos inícios do XX só mesmo Puccini escreveu com tal veemência para a voz de soprano.
Como timoneiro desta aventura musical estará o maestro francês Bertrand de Billy, imerso desde há muito no terreno lírico. Foi em Paris que ele estudou direcção de orquestra, tendo obtido nesta cidade os primeiros postos importantes. Em 1993, começou a trabalhar na Alemanha e a consagrar-se como maestro do grande repertório lírico. A partir de 1995, era já regularmente convidado pelos mais importantes teatros do mundo, tais como Covent Garden, Bastille, La Monnaie, Genebra e Met de Nova-Iorque, entre outros. Bertrand de Billy foi durante alguns anos director musical do Liceo de Barcelona, cargo que exerceu em simultâneo com Director Musical da Orquestra Sinfónica da Rádio Austríaca. A sua carreira tem-lhe permitido colaborar regularmente com alguns dos maiores nomes do canto lírico mundial. Tem várias óperas editadas em DVD, entre as quais uma versão completa da Tetralogia wagneriana.
Neste concerto poderemos ouvir três cantoras que têm regularmente colaborado com Bertrand de Billy: Heidi Brunner (Oktavian), de naturalidade suíça, foi durante alguns anos membro da Volksoper de Viena e é uma intérprete habitual do repertório de meio-soprano nos principais palcos do mundo. Gravou com Bertrand de Billy as três óperas de Mozart com libreto de Da Ponte (Così fan tutte, Le nozze di Fígaro, Don Giovanni). Com o mesmo maestro lançou ainda um CD com obras de Mozart, Wagner, Haydn e Respighi.
Tal como Brunner, Birgid Steinberger (Sophie) é membro da Volksoper de Viena, pertencendo igualmente à Staatsoper daquela cidade, sendo também convidada frequentemente a actuar nas óperas de Berlim e Munique. Para além da sua intervenção neste domínio, tem-se apresentado como solista de concerto nos mais importantes centros musicais, como Paris, Viena, São Petersburgo, Colónia e Nova Iorque, entre outros.
Quanto à vienense Regina Schoerg (Marechala) tem-se apresentado não só como cantora mozarteana por excelência (e todas as grandes straussianas devem ser supostamente grandes mozarteanas) mas também como intérprete da ópera italiana do século XIX.
FCG
Muito bom: direcção, orquestra e sopranos todas, e em particular Heidi pelo génio e Regina pela exuberância...
A mais sublime poesia em língua alemã em ópera!...
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