Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

os novos austríacos

Klangforum Wien

Olga Neuwirth: spazio elastico
Georg Friedrich Haas: REMIX
Bernhard Lang: Die Sterne des Hungers
Sabine Lutzenberger, soprano
conductor: Sylvain Cambreling
_______
Olga Neuwirth, Georg Friedrich Haas e Bernhard Lang são três faces da música austríaca mais recente. Têm a cidade de Graz como denominador comum dos seus percursos artísticos, mas os seus interesses e estilos são diferentes e reflectem a vitalidade do cenário musical contemporâneo do seu país de origem.

Georg Friedrich Haas dedica-se actualmente de forma exclusiva à composição e é solicitado pelos mais importantes agrupamentos e festivais europeus. Passou pelo IRCAM e por Darmstadt, ao contrário de Berhanrd Lang, cuja experiência formativa foi mais variada, passando pelo jazz e pela filosofia. Olga Neuwirth nasceu em 1968. Estudou em Graz e em San Francisco, e encontra em Tristan Murail e Luigi Nono as suas grandes influências. Tem tido uma notável projecção internacional desde que, em 1998, lhe foram dedicados dois concertos monográficos no Festival de Salzburgo, na série «Nova Geração».

De Haas será escutada a peça intitulada REMIX, dedicada ao agrupamento homónimo portuense. De Lang ouviremos Die Sterne des Hungers, sobre textos de Christine Lavant, obra que contará com a colaboração do soprano Sabine Lutzenberger. Para além destas, apresenta-se ainda Spazio Elastico, de 2005, uma obra relativamente breve e que ilustra bem a frescura e a imaginação sonora de Olga Neuwirth.

O Klangforum Wien, cabeça de cartaz do concerto, é um nome de referência obrigatória no domínio da música contemporânea, apresentando-se em Lisboa sob a batuta de Sylvain Cambreling. O compositor Pedro Amaral terá a seu cargo a apresentação do programa, numa sessão introdutória a este repertório que terá lugar no Auditório 3, uma hora antes do concerto.
FCG
_______
Muito bom. Aconselho também a ler o texto de Pedro Amaral no programa, o qual se consegue ler acima de algum esoterismo intelectual, para conhecer a música austríaca... Haydn, Schonberg, ... Séc. XXI.

Sem comentários: