Páginas

domingo, 18 de novembro de 2007

A Noite da Iguana, Tennessee Williams

Teatro Maria Matos, 21 a 25 de Novembro de 2007
Em A Noite da Iguana os universos densos e obscuros de Tennessee Williams parecem potenciados pela própria escolha do local da acção. Algures na escaldante atmosfera tropical mexicana, refugiado num motel barato, um ex-pastor religioso, agora transformado em guia turístico, afundado no álcool, doente física e mentalmente, procura expiar os seus pecados, com vista à purificação que lhe permita voltar ao púlpito. O seu encontro fortuito com uma desenhadora, estabelece um clima erotizado de confidência e troca de experiências, em que o fascínio inicial da diferença rapidamente se transforma em identificação.
A confissão dos segredos mais profundos, da solidão, do desejo de satisfação e do remorso, tornam-nos “almas gémeas”, e por consequência, possibilitam “a viagem” em conjunto a que se propunham, pois só a diferença potencia, só ela é positivamente geradora.
O cepticismo pessimista de Williams lança as suas personagens num profundo desespero à medida que vão mergulhando cada vez mais no âmago de si mesmas. Personagens fortes, controversas, contraditórias, que constituem para o actor um estimulante desafio ao aprofundamento da pesquisa incessante dos meandros da razão e da emoção da mente humana.

tradução Dulce Fernandes
encenação João Paulo Costa
cenografia Paulo Oliveira
figurinos e adereços Ana Teresa Castelo
sonoplastia Luís Aly
desenho de luz José Carlos Gomes
fotografia Hugo Calçada
interpretação António Capelo, Carlos Peixoto, Estrela Novais, Hélio Sequeira, José Pinto, Nídia Fonseca, Pedro Damião, Romi Soares, Sandra Salomé e Silvano Magalhães
operação de luz Nelson Lima
operação de som Valter Alves
produção executiva Pedro Aparício e Glória Cheio
produção ACE/Teatro do Bolhão e Teatro Maria Matos

O Teatro do Bolhão com mais uma boa vinda a Lisboa.
Agradável e sem ser pretensioso.

Sem comentários: