A história reconstruída
O grupo Irwin foi fundado em Ljubliana, na Eslovénia, em 1983, sendo constituído por Dušan Mandic, Miran Mohar, Andrej Savski, Roman Uranjek e Borut Vogelnik. Integra, desde 1984, o movimento NSK (Neue Slowenische Kunst), ao qual também está filiado o conhecido grupo de música esloveno Laibach.
Irwin tem vindo a trabalhar com diferentes media, da pintura à arte pública, das obras escultóricas e instalações às publicações. Definindo o “princípio retro” (“retroprincip”) como matriz reguladora do seu processo de trabalho, o grupo utiliza e combina diferentes motivos e símbolos dos campos da política e da arte para submeter o seu significado e conteúdo históricos, assim como as ideologias que lhes estão subjacentes, a um questionamento crítico. A construção e reconstrução da história da arte na (e a partir da) Europa de Leste constituem uma problemática central no trabalho de Irwin.
Esta exposição propõe uma compreensão do universo e das estratégias do grupo através de cinco peças fundamentais de diferentes períodos da sua actividade. Um vasto núcleo de documentação permite aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre a praxis do grupo e o contexto histórico (artístico e político) em que esta se inscreve.
Culturgest
até 2 de Setembro 2007
Curadoria:
Rosana Sancin
Sem comentários:
Enviar um comentário