Uma nova temporada, uma nova orquestra: a temporada 2007-2008 do Centro de Espectáculos do CCB inicia-se no dia 13 de Setembro, com a primeira apresentação pública de uma nova orquestra, a Orquestra de Câmara Portuguesa, fundada e dirigida por Pedro Carneiro. Esta dupla estreia assinala também o princípio da colaboração de Pedro Carneiro como Artista Associado da Temporada, um estatuto que o trará por diversas vezes às salas do CCB, pontuando a programação de música com as suas intervenções, quer como solista, quer como maestro da OCP.
Na programação de Música Clássica destaca-se o especial enfoque que será dado a dois compositores: no último trimestre de 2007, abordar-se-á a obra de Edvard Grieg, compositor norueguês cujo centenário da morte passa este ano; e o primeiro semestre de 2008 porá em destaque a obra de Ludwig van Beethoven, tendo em vista, já na temporada seguinte, a reconstituição do célebre concerto de Viena, efectuado em 22 de Dezembro de 1808. É o projecto Beethoven 2008, que atravessará a programação do ano que vem. O ciclo de piano consagrado ao compositor, constituído por 5 recitais a realizar em Janeiro, e a integral dos trios com piano (em Maio) são as duas primeiras etapas deste itinerário beethoveniano.
Nesta temporada, o CCB apresentará duas grandes oratórias: em Dezembro, a Oratória de Natal, e em Março A Paixão Segundo S. João, ambas de Johann Sebastian Bach; e voltará a abrir as suas portas à Orquestra Sinfónica Portuguesa e à Orquestra Metropolitana de Lisboa. A orquestra barroca Divino Sospiro, em residência no CCB, percorrerá a temporada, apresentando-se com solistas e maestros como Enrico Onofri, Christina Pluhar, Gaetano Nasillo; e a OrchestrUtopica voltará a actuar em residência no CCB, de Janeiro a Julho de 2008.
Na semana da Páscoa, dar-se-á continuidade à iniciativa PontoContraPonto, estreada em 2007 com Haydn e Sofia Gubaidulina. Desta vez, sob o tema Stabat Mater, a orquestra Divino Sospiro oferecer-nos-á o de Boccherini, enquanto a OrchestrUtopica estreará o Stabat Mater encomendado pelo CCB a Eurico Carrapatoso, peça para barítono, coro de câmara e orquestra.
Abril será inteiramente dominado, na programação musical, pela segunda edição dos Dias da Música em Belém, dedicada ao “prazer de tocar em conjunto“, numa panorâmica da música de câmara que vai da música de corte à sala de concertos moderna, passando pelo que se fazia nos salões burgueses. Em Junho, o CCB convida Sequeira Costa para uma curta residência de uma semana, em que o celebrado pianista aqui se apresentará pela primeira vez, em dois recitais, e com uma master-class. E, em Julho, propomos um fim-de-semana dedicado à Música Portuguesa, Hoje, abordando a criação musical contemporânea nas suas diversas vertentes: erudita, jazz, improvisada, electrónica.
O Jazz estará em destaque com a presença no Grande Auditório do trio de Ahmad Jamal, do quinteto de Enrico Rava, de Dee Dee Bridgewater; a partir de Maio, voltará a haver Jazz às 5.as, na Cafetaria Quadrante; e em Julho, o CCB vai promover a primeira Lisbon Jazz Summer School, com a presença de músicos portugueses e internacionais.
Outros grandes nomes passarão pelo CCB, nesta Temporada: Jorge Palma com Quarteto de Câmara (uma Carta Branca dada pelo CCB), David Sylvian, Maria de Medeiros com Daniel Blaufuks, Mayumana, o Mistério das Vozes Búlgaras, Meredith Monk, Rosa Passos são alguns deles.
A programação de Dança é dominada por Um Festival Pina Bausch, a realizar em Maio de 2008, uma iniciativa promovida em co-produção com o Teatro Municipal de S. Luiz. O CCB apresentará duas grandes produções da companhia de Pina Bausch, Néfes, criação de 2005, e Mazurka Fogo, encomenda da Expo’98, que volta ao palco do Grande Auditório dez anos depois da estreia. A apresentação da companhia Rosas, de Anne Teresa de Keersmaeker, da coreografia de William Forsythe Impressing the Czar e de Akram Khan com o Ballet Nacional da China (em co-produção com o Festival Alkantara) são outros momentos altos de uma temporada que traz ainda ao CCB Rui Horta, Paulo Ribeiro e Leonor Keil, e Cláudia Nóvoa.
O encenador canadiano Robert Lepage abre a programação de Teatro com a sua Trilogia dos Dragões, e o CCB apresentará, pela primeira vez em Portugal, o trabalho de uma das mais notáveis encenadoras italianas da nova geração, Emma Dante, num ciclo em que se mostrarão três produções da sua autoria. Manuel Wiborg estreia no CCB com a sua produção de Moby Dick, com texto de José Maria Vieira Mendes e música de José Eduardo Rocha, e o Teatro Praga encena O Avarento, a partir de Molière.
Em Julho e Agosto, os espaços exteriores do CCB vão de novo abrir-se à criatividade dos programadores, num projecto que visa fazer o público viver o edifício em toda a sua diversidade: é o CCB Fora de Si.
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