
Coro Gulbenkian
Orquestra Gulbenkian
Coro de Câmara Infantil da Academia de Música de Santa Cecília
Gennadi Rozhdestvensky (maestro)
Nancy Gustafson (soprano)
Elisabeth
Katja Lytting (meio-soprano)
Sophie
Jürgen Freier (barítono)
Landgraf Ludwig
Alexander Kisselev (baixo)
Landgraf Herman / Imperador Friedrich II
Hugo Oliveira (barítono)
Senescal
Marisa Figueira (soprano)
Elisabeth criança
Joana Nascimento (meio-soprano)
Ludwig criança
Franz Liszt
Die Legende von der Heiligen Elisabeth
(oratória)
11 e 12 de Janeiro de 2007, Gulbenkian
O prestigiado maestro Gennadi Rozhdestvensky está intimamente ligado ao repertório sinfónico russo, nomeadamente a Chostakovich e Prokofiev. No entanto, os seus projectos abrangem um repertório muito mais amplo, no qual há lugar a proezas musicais como, por exemplo, a interpretação ao vivo das 107 das sinfonias de Haydn (como fez há 7 anos em Tóquio).
Desta vez, Rozhdestvensky irá dirigir em Lisboa uma das obras mais monumentais do compositor de origem húngara Franz Liszt. Trata-se da grande oratória A lenda de Santa Isabel, à qual Liszt se dedicou durante cinco anos da sua vida, entre 1857 e 1862. Oferecida a Luís II da Baviera, o protector de Wagner, foi estreada em Pest três anos após a sua conclusão. Foi, portanto, executada pela primeira vez precisamente no mesmo ano em que o outrora ardente virtuoso do piano recebeu ordens menores em Roma.
A partitura centra-se na figura da Rainha Santa da Hungria, com a qual Liszt estava muito familiarizado, e a qual encarnava perfeitamente os seus ideais místicos e nacionalistas. É também um exemplo da ambição criativa do seu autor, o qual, após ter explorado as possibilidades da música para piano, da música sinfónica e do Lied, se arriscou no âmbito da oratória, um dos géneros musicais mais importantes do século XIX.
Sem comentários:
Enviar um comentário