Com início em Janeiro de 2008...
Ciclo de conversas em torno da exposição Museus do Século XXI
Culturgest, Quintas-feiras dias 3, 17, 24 e 31
Orquestra Gulbenkian
Joana Carneiro (maestrina)
Artur Pizarro (piano)
Ludwig van Beethoven
Concerto para Piano Nº 4, em Sol maior, op.58
(em vez de nº 4 de Rachmaninov, pena...)
Igor Stravinsky
O Pássaro de Fogo
(versão integral do bailado)
Gulbenkian, dias 4 e 5
A Arte da Fuga
coreografia de Rui Lopes Graça
Companhia Rui Lopes Graça
Intérpretes Angela Eckart, Constança Couto, Jácome Filipe Silva, Kanae Maezawa, Rafaela Salvador, Rita Abreu, São Castro, Teresa Silva, Vânia Vaz
Desenho de luz Jorge Ribeiro
Figurinos Dino Alvez
Produção Sandro Benrós
Em co-apresentação com a Artemrede
Nesta coreografia para oito intérpretes, criada a partir de A Arte da Fuga, de J. S. Bach, desenvolvemos e aprofundámos a componente do movimento e da composição coreográfica, tendo como base os temas expostos ao longo da obra...
(em itinerância)
Teatro de Almada, dia 5
Ciclo Beethoven 2008
Ciclo de Piano
Os Quartetos de Cordas
Integral dos Trios com Piano
Maratona Musical
CCB, dias 8 de Janeiro a 22 de Dezembro
A Floresta de Aleksandr Ostróvsk
Tradução Nina e Filipe Guerra
Encenação Luis Miguel Cintra
Cenário e figurinos Cristina Reis
Desenho de luz Daniel Worm d’Assumpção
Interpretação
António Fonseca, Dinis Gomes, Duarte Guimarães, Márcia Breia, João Pedro Vaz, José Gonçalo Pais, José Manuel Mendes, Luís Lima Barreto, Luis Miguel Cintra,Teresa Madruga e Rita Durão
Teatro da Cornucópia
Teatro do Bairro Alto, dias 10 de Janeiro a 17 de Fevereiro
O Avarento ou a Última Festa
Comédia em cinco actos de José Maria Vieira Mendes a partir de O Avarento de Molière
Um novo Avarento, de José Maria Vieira Mendes, sobe aos palcos pela mão do Teatro Praga. Revisitação de um texto de 1668, na perspectiva do conflito entre duas gerações, no qual Molière serve apenas para o esqueleto: Vieira Mendes parte a estrutura original e deixa buracos, fracturas, peças soltas, mistura linguagens e estilos, para realizar uma reflexão sobre o conflito entre a geração pós-25 de Abril e a geração dos pais dela. Uma nova versão da peça, livre e esquiva, ou a escrita daquilo que se gostaria de ler já na obra original.
Co-produção: Teatro Nacional São João / Teatro Praga
Uma co-criação de: André e. Teodósio, Cláudia Jardim, José Maria Vieira Mendes, Marcello Urgeghe, Martim Pedroso, Paula Diogo, Patrícia da Silva, Pedro Penim, Rogério Nuno Costa e Romeu Runa.
Iluminação: Daniel Worm d’Assumpção
Direcção de produção: Pedro Pires
CCB, dias 11 a 19
Turismo Infinito
encenação RICARDO PAIS
com a colaboração de NUNO M CARDOSO
dispositivo cénico MANUEL AIRES MATEUS
figurinos BERNARDO MONTEIRO
desenho de luz NUNO MEIRA
sonoplastia FRANCISCO LEAL
voz | elocução JOÃO HENRIQUES
COM
JOÃO REIS | EMÍLIA SILVESTRE | PEDRO ALMENDRA
JOSÉ EDUARDO SILVA | LUÍS ARAÚJO
“Sou a cena viva onde passam vários actores representando várias peças.” A frase que Bernardo Soares escreve pelo punho de Fernando Pessoa é uma das muitas epígrafes possíveis de Turismo Infinito, espectáculo em que Ricardo Pais dobra a esquina de diversas sínteses, empreendendo uma viagem ao fulgurante universo de Fernando Pessoa.
Teatro D. Maria II, dias 11 a 26
Soprano | Lisa Milne
Contralto | Susan Parry
Direcção musical | Julia Jones
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestro titular | Giovanni Andreoli
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Gustav Mahler (1860-1911)
Sinfonia n.º 2 em Dó menor “Ressurreição”
Colaboração | Teatro Nacional de São Carlos
CCB, dia 12
EVIL MACHINES
A fantasia musical de Terry Jones e de Luís Tinoco
“Num mundo em que as máquinas e os seres humanos podem comunicar entre si e partilhar as mesmas esperanças e aspirações, certas máquinas têm uma agenda diferente.Há um Aspirador que tenta dominar o mundo. Há um Carro que rapta pessoas; há duas Motas que assaltam um banco e um Elevador que leva as pessoas a sítios onde não querem ir; e há um Telefone que diz o que as pessoas gostavam de dizer e não o que realmente dizem – com resultados terríveis para a Sra. Morris, a velhota que o comprou.”
Música original Luís Tinoco
História Terry Jones e Anna Söderström
Libreto Terry Jones
Encenação Terry Jones
Direcção Musical Cesário Costa
Figurinos Vin Burnham
Cenografia Hernâni Saúde
Coreografia Paulo Ribeiro
Desenho de Luz Nuno Meira
Desenho Musical / Sonoplastia José Luís Ferreira
Interpretação Ana Paula Russo, Ana Quintans, Carla Simões, Fernando
Guimarães, João Oliveira, João Martins, João Merino, José Lourenço, Marco
Alves dos Santos, Mário Redondo, Raquel Camarinha, Sara Braga Simões
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Alunos da Orquestra Académica de Lisboa
Maestro Cesário Costa
Teatro São Luiz, dias 12 de Janeiro a 3 de Fevereiro
Música com comentários
Pela Orchestrutopica. Concerto comentado por Sérgio Azevedo
Tentando criar uma maior aproximação com a música de hoje, a Orchestrutopica apresenta um concerto com música comentada. Com um programa especialmente pensado para um público alargado e de todas as idades, este concerto propõe-se corresponder à curiosidade e ao interesse que a música contemporânea desperta. Uma oportunidade para conhecer a música por dentro e para penetrar no mundo da criatividade musical dos nossos dias.
Maestro Cesário Costa
Programa
Luciano Berio Opus Number Zoo
Nuno Côrte-Real Rock – homage a Ligeti
Maurício Kagel Die Stücke der Windrose Osten
Culturgest, dia 13
Poesia de Judith Herzberg
Lida por Jorge Silva Melo
Por ocasião do lançamento de O que resta do dia, antologia de poesia e prosa de Judith Herzberg (Cavalo de Ferro) traduzida por Ana Maria Carvalho Lemmens, e da reposição de A Fábrica de Nada (Teatro Municipal de Almada), Jorge Silva Melo lerá alguns poemas da autora na sua presença.
Culturgest, dia 14
Múltiplas Direcções
Múltiplas Direcções e Autores do Século XIX até aos Nossos Dias:
Arte Portuguesa de 1850 até à actualidade
Director e curador: Pedro Lapa
Quatro núcleos: Percepção, Reversibilidade, Rebaixamento e Acontecimento.
Colecção do MNAC - Museu do Chiado
Museu do Chiado, 17 de Janeiro a 2 de Março de 2008
Rabih Abou-Khalil
e Joachim Kühn Trio
Oud Rabih Abou-Khalil
Piano e Saxofone Joachim Kühn
Bateria Jarrod Cagwin
Culturgest, dia 19
Quarteto Borodin
Ruben Aharonian (violino)
Andrei Abramenkov (violino)
Igor Naidin (viola)
Valentimn Berlinsky (violoncelo)
Joseph Haydn
Quarteto para Cordas em Ré Maior, op.64 nº 5 (Hob.III.63), A cotovia
Ludwig van Beethoven
Quarteto para Cordas Nº 4, em Dó menor, op.18 nº 4
Nikolaï Miaskovsky
Quarteto para Cordas Nº 13, em Lá menor, op.86
Sergei Rachmaninov
Romance (do Quarteto para Cordas Nº 1 – 1889)
Gulbenkian, dia 23
Berlim
de Gonçalo M. Tavares
Versão Cénica e Encenação João Mota
Elenco: Alvaro Correia , João Tempera, Mariana Filipa, Judite Dias, Tânia Alves, Marco Paiva , Miguel Sermão, Jorge Andrade e Alexandre Lopes
"Berlim" é uma peça que retrata um casal, desamparado, que percorre a cidade de Berlim. A pé, de metro; observando, comentando. A excitação da jovem mulher contrasta com a rudeza e indiferença do homem. É como que uma visão da cidade de um ponto de vista exterior. Relata a forma como as relações pessoais tetam resistir à violência subliminar de uma cidade
Teatro da Comuna, de 24 de Janeiro a 8 de Março de 2008
Operação: Orfeu
Hotel Pro Forma
Operação: Orfeu, pela companhia dinamarquesa Hotel Pro Forma, é uma ópera visual baseada no conhecido mito do músico apaixonado que desce ao mundo dos mortos para recuperar Euridice. Uma atmosfera única conseguida através da cenografia, da luz e dos efeitos visuais, num feliz encontro com a música de Bo Holten, John Cage e a famosa ária Che farò senza Euridice, a recordar a ópera Orfeo e Euridice de Christoph Willibald Gluck.
Concepção e direcção: Kirsten Dehlholm
Música: Bo Holten, John Cage, Christoph Willibald Gluck
Arranjos:Bo Holten
Libreto: Ib Michael
Cenografia: Maja Ravn
Concepção de luz: Maja Ravn, Jesper Kongshaug
Desenho de luz: Jesper Kongshaug
Som: Anders Jorgensen
Figurinos: Annette Meyer
Coreografia para solo: Anita Saij
Dramaturgia: Claus Lynge
Tradução: Marianne Harpsøe Correia
Hotel Pro Forma é apoiado pelo Danish Arts Council, Committee for the Performing Arts.
Encomendado e co-produzido pelo Arts Festival Week 1993
Reposição co-produzida por Latvian National Opera, Latvian Radio Choir, Bikubenfonden, Danish Arts Council, Committee for the Performing Arts e Hotel Pro Forma
CCB, dias 25 e 26
Das Marchen, Emmanuel Nunes
estreia absoluta
Direcção musical Peter Rundel
Encenação Karoline Gruber
Cenografia Roy Spahn
Coreografia Amanda Miller
Figurinos Mechthild Seipel
Desenho de luz Hans Toelstede
Realização informática musical Ircam Eric Daubresse
Remix Ensemble
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
maestro titular Giovanni Andreoli
Encomenda
Teatro Nacional de São Carlos /
/ Fundação Calouste Gulbenkian / Casa da Música
Co-produção
Teatro Nacional de São Carlos /
/ Fundação Calouste Gulbenkian / Casa da Música /
/ IRCAM-Centre Pompidou (Paris)
São Carlos, dias 25, 27 e 29
100 Fotos, Obras, Anos de Óscar Niemeyer,
por Leonardo Finotti
Museu da Electricidade, Sala da Baixa Pressão, dias 26 de Janeiro a 2 de Março de 2008
Ensemble William Byrd
Graham O'Reilly (direcção)
Música Portuguesa do Século XVIII
Ciclo música antiga da Gulbenkian
João Rodrigues Esteves
Miserere
Stabat Mater
Lamentações a 8 vozes
Missa a 8 vozes
Academia das Ciências, dia 27
BMC/NYC
OrchestrUtopica | Cesário Costa: direcção
No concerto BMC/NYC, a OrchestrUtopica leva-nos até à década de cinquenta na América, com um programa composto por obras de Earl Brown, John Cage, Morton Feldman, Christian Wolff e Stefan Wolpe.
A OrchestrUtopica apresenta um concerto em torno da música influenciada pelo movimento artístico dos anos cinquenta, criado no famoso Black Moutain College, e nas suas ligações à escola de Nova Iorque – a propósito da obra do pintor Robert Rauschenberg, do compositor John Cage, e de outros artistas.
O concerto BMC/NYC propõe a revisitação da criação musical aberta ao ready-made e à pop-art, em busca das suas disseminações na música e nas artes de hoje. Uma forma de compreender e reviver gestos e experiências de rompimento e de provocação.
Co-produção | CCB/OrchestrUtopica, Orquestra em residência
CCB, dia 27
SWR Sinfonieorchester Baden-Baden und Freiburg
Sylvain Cambreling (maestro)
No Centenário do Nascimento de Olivier Messiaen
Ciclo grandes orquestras mundias da Gulbenkian
Olivier Messiaen
Turangalîla-Symphonie
Coliseu dos Recreios, dia 29
KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã
Alemanha, Áustria, Luxemburgo, Suíça
Cinema São Jorge, dias 30 de Janeiro a 6 de Fevereiro
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Dezembro 2007
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