Ex Machina
Le Dragon Vert
Le Dragon Rouge
Le Dragon Blanc
Centro Cultural de Belém, 12 a 17 de Outubro de 2007
Grande acontecimento de teatro.
Boas produção e interpretações.
A história do século XX em 5,5 horas. Podíamos continuar mais horas.
História de uma China imaginária, A Trilogia dos Dragões acompanha uma família em Toronto e as suas relações com a comunidade chinesa. As personagens envelhecem com o espectáculo, a sociedade muda com elas. Texto e encenação do aclamado e visionário Robert Lepage.
Foi em 1987 que o escritor e encenador Robert Lepage, natural do Quebeque, venceu o Grande Prémio do Festival de Teatro das Américas com A Trilogia dos Dragões. Desde então, a sua peça tem vindo a percorrer o mundo.
Assistido por uma nova equipa de actores e designers, Lepage reconstruiu o cenário, dando-lhe a forma de uma antiga oficina de reparação de caminhos-de-ferro. No centro, num rectângulo de areia e gravilha, Jeanne e Françoise, as personagens principais, criam uma China imaginária, e é em torno das duas que os outros intervenientes vão surgindo.
“No princípio, há a Françoise e a Jeanne. Elas têm doze anos e são inseparáveis. Brincam às lojas com caixas de sapatos, que usam para construir uma rua inteira, com lojas e tudo. Há o Lépine, o cangalheiro... Há a barbearia do pai da Jeanne, onde ela fica fascinada pela jovem cabeça vermelha de Bédard e onde os seus olhos se cruzam...
Há a velha lavandaria de Wong, onde, numa noite fria, chega William S. Crawford, um cavalheiro inglês que procura montar uma loja na cidade do Quebeque...”
escreve Marie Gignac, Dramaturga.
A saga de uma China imaginada é estruturada como uma valsa em três partes – uma dança que marca a Primavera, o Outono e o Inverno. Primeiro é a valsa da inocência, de premonições e destinos em declínio; depois a valsa da guerra, das viagens e do progresso; seguida por um terceiro movimento, a valsa da morte e do renascimento.
Enquanto esta dança segue, a peça avança do Ocidente para o Oriente, levando-nos pelos bairros chineses de Quebeque, Toronto e Vancôver, até Hong Kong, Inglaterra, Tóquio, Hiroxima e a China maoísta, entre 1910 e 1985.
“Oriente e Ocidente olham-se de noite no espelho do Pacífico.”
Lorraine Hébert, no programa do festival de teatro das américas
* Texte
Marie Brassard
Jean Casault
Lorraine Côté
Marie Gignac
Robert Lepage
Marie Michaud
* Mise en scène
Robert Lepage
* Assistance dramaturgique
Marie Gignac
* Assistance à la mise en scène
Félix Dagenais
* Assistance à la mise en scène, version originale
Philippe Soldevila
* Interprétation
Sylvie Cantin
Jean Antoine Charest
Simone Chartrand
Hugues Frenette ou Normand Bissonnette
Tony Guilfoyle
Éric Leblanc
Véronika Makdissi-Warren
Emily Shelton
* Musique originale
Robert Caux
* Assistance et arrangements
Jean-Sébastien Côté
* Interprétation de la musique
Jean-Sébastien Côté ou Martin Gauthier
* Scénographie originale
Jean François Couture
Gilles Dubé
* Assistance à la scénographie et aux accessoires
Vano Hotton
* Assistance aux accessoires
Marie-France Larivière
* Conception des éclairages
Sonoyo Nishikawa
* Conception originale des éclairages
Louis-Marie Lavoie
Lucie Bazzo
* Conception des costumes
Marie-Chantale Vaillancourt
Assistée de
Sylvie Courbron
* Intégration multimédia
Jacques Collin
* Conception des images
Lionel Arnould
* Agent du metteur en scène
Lynda Beaulieu
* Direction de production
Louise Roussel
* Adjointe à la production
Marie-Pierre Gagné
* Direction de tournée
Michel Bernatchez
Valérie Lambert
Isabelle Lapointe
Louise Roussel
* Direction technique
Serge Côté
* Direction technique (tournée)
Serge Côté
Patrick Durnin
* Régie générale
Félix Dagenais
Annie Pilon
* Régie des éclairages
Jean-François Couture
Dominic Minguy-Jean
* Régie son & vidéo
Claude Cyr
Gil Lapointe
* Régie des costumes et accessoires
Marie-France Larivière
* Chef machiniste
Simon Cloutier
Éric Gingras
* Assistante à la régie des costumes et accessoires
Sylvie Courbron
Isabel Poulin
* Consultant technique
Tobie Horswill
* Réalisation des costumes
Nicole Gadoury
Valérie Couture
Stéban Sanfaçon
* Réalisation des perruques et postiches
Joëlle Monty
Richard Hanson
Rachel Tremblay
* Consultant en mouvement
Harold Rhéaume
* Construction du décor
Les Conceptions Visuelles Jean-Marc Cyr
* Musique additionnelle
Youkali/ Musique de Kurt Weill, paroles de Roger Fernay
Œuvre utilisée avec la permission de European American Music
Corporation, agent pour The Kurt Weill Foundation for
Music, Inc. et agent pour Heugel S.A.
* Images du Canadian Army Show
Fox Movietonews, Inc.
* Traduction en cantonais
Truong Chanh Trung
* Production
Ex Machina
* Ex Machina est subventionnée par le Conseil des Arts du Canada, le ministère des Affaires étrangères et du Commerce international du Canada, le Conseil des Arts et des Lettres du Québec et la Ville de Québec.
* La version originale de La Trilogie des dragons a été créée le 6 juin 1987 au Hangar 9 du Vieux-Port de Montréal, dans le cadre de la deuxième édition du Festival de théâtre des Amériques.
La Trilogie des Dragons
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