Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

docLisboa 2007

Rentrée 2007
Culturgest, Cinemas Londres e São Jorge
18 a 28 de Outubro

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Selecção de filmes (longas e curtas metragens) de todo o mundo, produzidos em 2006 ou 2007.

INVESTIGAÇÕES
Secção competitiva com uma selecção de filmes de todo o mundo, explorando em profundidade temas da actualidade social ou política.

COMPETIÇÃO NACIONAL
Secção competitiva com filmes de produção e/ou realização nacional, concluídos em 2006 ou 2007.

DIÁRIOS FILMADOS E AUTORETRATOS
Comissário: Augusto M. Seabra
A vida privada, por vezes íntima, dos realizadores está ligada ao cinema desde os seus primórdios: my life as a film. Esta retrospectiva é uma oportunidade única para rever clássicos e raridades. Do cinema independente aos grandes monumentos do documentário.

VENTO NORTE
Panorama da recente expansão do documentário no Norte da Europa (Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia). Aclamados em festivais, os filmes nórdicos surpreendem ora pela qualidade formal, ora por um humor insólito. Em colaboração com Filmkontakt Nord.

RISCOS E ENSAIOS
Secção vocacionada para debater a forma e a escrita dos filmes, em particular obras arriscadas, que se situam na fronteira entre o documentário e a ficção, diálogo tão antigo quanto a história do cinema.

RETROSPECTIVA LECH KOWALSKI
Lech Kowalski, realizador de origem polaca e cidadania inglesa, é uma figura maior do cinema underground americano. Os seus filmes são, desde o início, uma observação das margens, um encontro com outsiders. Filmou os bastidores do cinema pornográfico e foi testemunha do apogeu e queda do punk. Registou a década de 70 em Nova Iorque como poucos e as suas obras têm no centro um panteão de rebeldes.

Sessões Especiais
As mais recentes obras de alguns grandes nomes do documentário (Rithy Panh, Frederik Wiseman e Spike Lee), a antestreia nacional de Sicko, o último filme de Michael Moore e de Zidane, de Douglas Gordon e Philippe Parreno. Destaque também para duas sessões sobre o documentário angolano (colaboração com o Instituto Angolano de Cinema) e para a apresentação de dois filmes de Margarida Gil e João Botelho sobre grandes escritores portugueses.

Maratonadoc
Concentrada num único dia, a Maratona é a grande festa de despedida do festival. Na sala 1, o dia começa cedo com A Taxi to the Dark Side e termina de madrugada com o filme-biografia sobre Marlon Brando. Na sala 3, dois filmes de culto (Warhol de Ric Burns e Diary de David Perlov) ocupam quase dez horas de projecção.

_______
Filmes do fim-de-semana 20/21 que consegui ver:

Morceaux de conversation avec Jean-Luc Godard
de Alan Fleischer
Pensamentos interessantes sobre arte e artistas.

The first day

de Marcin Sauter
Simpático.

Santiago

de João Moreira Sales
Simpático, apesar da presença irritante do realizador.

Sobre o Lado Esquerdo

de Margarida Gil
Déjà vu intelectual insuportável. Nem Luís Miguel Cintra salva o filme.

Compilation, 12 Instants d'Amour non Partagé

de Frank Beauvais
Simpático, mas fraco.

De son appartement

de Jean-Claude Rousseau
Interessante e despojado.

Sem comentários: