Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2007

Hilary Hahn


Gulbenkian, 19 de Maio de 2007

Hilary Hahn (violino)
Valentina Lisitsa (piano)

Nos 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart

Leos Janácek
Sonata para Violino e Piano (1922)

Wolfgang Amadeus Mozart
Sonata para Violino e Piano em Lá maior, K. 305

Giuseppe Tartini
Sonata em Sol menor, Il Trillo del Diavolo

Eugène Ysaÿe
Sonata para Violino solo em Lá menor, op. 27, n.º 2, Obsession

Ludwig van Beethoven
Sonata para Violino e Piano N.º 9, em Lá maior, op. 47, “A Kreutzer”
_______
Tem fascinado os melómanos de todo o mundo desde que, com onze anos, pisou pela primeira vez um palco ao lado de uma orquestra, na ocasião, a Sinfónica de Baltimore. Em Março de 1995, com quinze, estreou-se na Europa tocando o concerto de Beethoven com Lorin Maazel e a Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera. Actualmente tem vinte e sete anos, e a sua carreira tem conhecido o sucesso nas mais importantes salas de concerto do circuito internacional e o seu percurso está pontuado pelos principais galardões. Trata-se, obviamente, de Hilary Hahn, a violinista exemplar.

A instrumentista americana regressa ao Grande Auditório, onde estará acompanhada pela pianista Valentina Lisitsa, para apresentar cinco obras-primas do repertório violinístico, escritas entre inícios do século XVIII e as primeiras décadas do século passado. Dos compositores que fazem parte do programa, três deles foram igualmente excelentes violinistas: Giuseppe Tartini, Wolfgang Amadeus Mozart e Eugène Ysaÿe. Do primeiro, Hilary Hahn tocará a conhecida sonata com o sobrenome «O Trilo do Diabo».

Para além das sonatas daqueles três compositores, completam o programa duas outras sonatas, de Leos Janácek e de Ludwig van Beethoven. Do compositor de Bona, a violinista interpretará a célebre partitura dedicada ao virtuoso Rodolphe Kreutzer, o qual nunca chegou a tocá-la. A complexidade emocional e formal de ambas as obras constitui um desafio para qualquer intérprete e mais um motivo para não perder este concerto.

FCG

Sem comentários: