Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2007

Bajazet, Antonio Vivaldi

Europa Galante

Fábio Biondi
– solista e direcção

Ópera em versão concerto, Centro Cultural de Belém
11 de Maio de 2007

Solistas:
Idaspe – Marta Almajano
Andronico – Lucia Cirillo
Irene – Manuela Custer
Asteria – Marina de liso
Bazajet – Christina Senn
Tamerlano – Jordi Domenech
_______
Adaptação livre da tragédia Tamerlan, ou la mort de Bajazet (1675), do francês Jacques Pradon, a história do sultão Bajazet e do imperador Tamerlano foi objecto de mais de 50 tragédias líricas (entre as quais o Tamerlano de Handel), ao longo do século XVIII. A versão de Vivaldi, Bajazet, veio confirmar o grande talento do compositor italiano, reconhecido como um dos grandes criadores de ópera do barroco europeu.
Estreada em Verona em 1735, Bajazet – tragédia em três a
ctos do sultão virtuoso que foi derrotado pelo imperador dos Tártaros, o sanguinário Tamerlano – ficou para a história como um hino à resistência perante o invasor. Num contexto de crise da ópera veneziana, a ópera de Vivaldi ultrapassou os palcos e representou um grito de resistência contra a nova moda napolitana emergente.

Em Bajazet, Vivaldi recorreu ao pasticcio, um método hoje considerado inaceitável mas habitual na altura: compôs árias originais para as personagens nobres e heróicas, reservando para as personagens negativas outras obras de compositores convertidos ao estilo napolitano, principalmente Hasse e Giacomelli. A tudo isto, Vivaldi reuniu temas seus de óperas anteriores, como de Il Giustino e Farnace. O resultado é uma “partitura de irresistível fascínio e conteúdo dramático”. (Fabio Biondi)

Um dos maiores especialistas de Vivaldi, Fabio Biondi, reviu o libreto original de Bajazet e dirige a Orquestra Europa Galante numa versão de concerto com o contratenor Jordi Domenech no papel de Tamerlano, o baixo barítono Christian Senn como Bajazet, e a mezzo-soprano Manuela Custer no papel de Irene.
_______

Entrevista com Fabio Biondi.

Sem comentários: