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sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Mendelssohn & Mozart: coral-sinfónica, Natal na Gulbenkian

Coro Gulbenkian
Orquestra Gulbenkian
Michel Corboz [ Maestro
Ana Quintans [ Soprano
Katalin Halmai [ Meio-Soprano
Jan Kobow [ Tenor
João Fernandes [ Baixo

Felix Mendelssohn-Bartholdy

Salmo 42, op. 42, “Wie der Hirsch schreit“
. Wie der Hirsch schreit
. Meine Seele dürstet nach Gott
. Meine Tränen sind meine Speise
. Denn ich wollte gern hingehen
. Was betrübst du dich, meine Seele
. Mein Gott, betrübt ist meine Seele
. Der Herr hat des Tages verheißen seine Güte
. Was betrübst du dich, meine Seele

Wolfgang Amadeus Mozart
Missa em Dó menor, K.427
. Kyrie
. Gloria
. Laudamus te
. Gratias
. Domine Deus
. Qui tollis
. Quoniam
. Jesu Christe
. Credo
. Et incarnatus est
. Sanctus – Hosanna
. Benedictus – Hosanna

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A música para coro, solistas e orquestra de Mozart e de Mendelssohn é uma das especialidades de Michael Corboz. É também um dos seus prazeres do ponto de vista interpretativo, embora o seu repertório se estenda ao longo de toda a história da música. Assinalando a proximidade da quadra natalícia, o maestro suíço irá dirigir o Coro e a Orquestra Gulbenkian, dando a ouvir o Salmo 42, de Mendelssohn, e a Missa em dó menor, de Mozart.

Estarão com eles no palco, assumindo o papel de solistas, Ana Quintans, Katalin Halmai, Jan Kobow e João Fernandes. As duas primeiras solistas já se apresentaram na Fundação em temporadas passadas, assim como João Fernandes, bolseiro da instituição e um dos cantores mais promissores da sua geração. A estreia do tenor Jan Kobow em Lisboa vem precedida por uma carreira impressionante nos domínios do Lied, da ópera e da música religiosa.

Admirado por Schumann, o Salmo 42 conta-se entre as obras mais belas de Mendelssohn, sendo ainda uma das mais emocionantes composições de tema religioso de todos os tempos.

A Grande Missa, de Mozart, por seu turno, está ligada à sua querida Constanza, para quem a parte de soprano foi concebida. A partitura, porém, nunca foi concluída, embora tivesse chegado a ser apresentada em Salzburgo em Outubro de 1783, ainda durante a vida de Mozart. Encerra-se assim, com a audição de uma das obras-primas do compositor austríaco, o ciclo que, ao longo deste ano, têm vindo a assinalar no Grande Auditório o 250º aniversário do seu nascimento.

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