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sábado, 2 de dezembro de 2006

Grande Dança em 2007


Companhia Sasha Waltz & Guests
Akademie für Alte Musik Berlin - Vocalconsort Berlin
Dido & Aeneas
Centro Cultural de Belém
Março 2007, 2 e 3
Em Dido & Aeneas, a coreógrafa alemã Sasha Waltz, expoente máximo da última geração do Tanztheater, encena a conhecida ópera de Henry Purcell, de 1689, numa abordagem que associa os diferentes níveis de representação, música, texto e dança, sem deixar que nenhum deles domine o outro.
A história de Dido & Aneas, inspirada na Eneida de Virgílio (canto IV), protagoniza a luta entre o amor e o dever com Tróia e Cartago como pano de fundo. Uma tragédia manipulada desde o Olimpo a que Sasha Waltz acrescenta a inquietação do movimento numa perspectiva contemporânea.




Pina Bausch
Teatro Camões
Abril 2007, 5 a 8
Für die Kinder von gestern, heute und morgen
Ein Stück von Pina Bausch




Bill T. Jones
Blind Date
Centro Cultural de Belém
Maio 2007, 4 e 5
Nas mãos do coreógrafo americano Bill T. Jones (1952), a dança torna-se um instrumento extraordinário para sondar as grandes questões da vida e viajar em direcção à compreensão. Neste novo trabalho de uma noite, Blind Date explora temas como o patriotismo, a honra, o sacrifício e o trabalho dedicado a uma causa maior que nós próprios – valores quase perdidos no mundo moderno.
Dotados de uma técnica invulgar, os 10 bailarinos desta companhia multicultural – que em breve completa 25 anos e que inclui bailarinos da Turquia, China e México – contam histórias pessoais e movimentam-se num cenário sensorial de cores primárias, imagens de vídeo e influências musicais provenientes de todo o mundo. Como num “blind date” (encontro às cegas), sabedoria e eloquência encontram um fundamentalismo embrutecido nesta explosiva meditação sobre forças e crenças opostas.
O resultado é uma experiência de dança/teatro multifacetada, que “ao combinar preocupações políticas e morais com ingenuidade coreográfica e aptidão teatral”, é “ao mesmo tempo comovente, sexy, divertido, profundo e triste”.
John Rockwell, The New York Times

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