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quarta-feira, 3 de março de 2004

Werther - São Carlos, Lisboa


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27 Fevereiro | 1, 3, 4, 10 Março 20:00h
7 Março 16:00h

Teatro Nacional de São Carlos

Werther
Jules Massenet
Ópera em quatro actos, com libreto de Edouard Blau, Paul Milliet e Georges Hartmann, segundo o romance Os Sofrimentos do Jovem Werther de Goethe.

Direcção musical
Alain Guingal

Encenação
Graham Vick

Cenografia e figurinos
Timothy O’Brien

Desenho de luzes
Robert A. Jones

Intérpretes

Werther
Giuseppe Sabbatini (dias 27 Fev; 1, 4, 7, 10 Mar.)
Leonardo Melani (dia 3 Mar.)

Charlotte
Monica Bacelli (dias 27 Fev; 1, 4, 7, 10 Mar.)
Liubov Sokolova (dia 3 Mar.)

Albert
Jorge Vaz de Carvalho

Le Bailli
Jérôme Varnier

Sophie
Hélène Le Corre

Johann
Luís Rodrigues

Schmidt
Carlos Guilherme

Brühlmann
Ciro Telmo

Käthchen
Ana Margarida Serôdio

Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro feminino do Teatro Nacional de São Carlos

Nova Produção
Teatro Nacional de São Carlos

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A ópera Werther foi composta após os grandes sucessos dos trabalhos de Massenet, Manon e Hérodiade, considerada pelos especialistas a partitura mais livre de convenções escrita pelo compositor.

O libreto, da autoria de Edouard Blau, Paul Milliet e Georges Hartmann é baseado na obra de Goethe do ano 1774 Die Leiden des Jungen Werthers, que constituiria uma das personagens adoptadas com bastante agrado pelo romantismo.

Trata-se de uma ópera cara ao público lisboeta que teve a oportunidade de a ouvir, pela última vez, pelas vozes de Alfredo Kraus e Ileana Cotrubas, em Maio de 1990.

A acção de Werther desenrola-se em Frankfurt. Foi numa Primavera, símbolo do amor e da natureza, que o jovem Werther conheceu Charlotte, resultando desse encontro uma paixão muito intensa. Apesar de tão nobres sentimentos os unirem, o seu amor era impossível, uma vez que Charlotte, no leito de morte da sua mãe, prometera casar com Albert.

A temática do suicídio consequente do amor impossível, juntamente com a escrita musical fortemente marcada pelo uso da técnica do leitmotiv traduz-se assim numa agradável combinação de factores que tornam este trabalho numa ópera de culto.

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