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quarta-feira, 3 de março de 2004
Werther - São Carlos, Lisboa
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27 Fevereiro | 1, 3, 4, 10 Março 20:00h
7 Março 16:00h
Teatro Nacional de São Carlos
Werther
Jules Massenet
Ópera em quatro actos, com libreto de Edouard Blau, Paul Milliet e Georges Hartmann, segundo o romance Os Sofrimentos do Jovem Werther de Goethe.
Direcção musical
Alain Guingal
Encenação
Graham Vick
Cenografia e figurinos
Timothy OBrien
Desenho de luzes
Robert A. Jones
Intérpretes
Werther
Giuseppe Sabbatini (dias 27 Fev; 1, 4, 7, 10 Mar.)
Leonardo Melani (dia 3 Mar.)
Charlotte
Monica Bacelli (dias 27 Fev; 1, 4, 7, 10 Mar.)
Liubov Sokolova (dia 3 Mar.)
Albert
Jorge Vaz de Carvalho
Le Bailli
Jérôme Varnier
Sophie
Hélène Le Corre
Johann
Luís Rodrigues
Schmidt
Carlos Guilherme
Brühlmann
Ciro Telmo
Käthchen
Ana Margarida Serôdio
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro feminino do Teatro Nacional de São Carlos
Nova Produção
Teatro Nacional de São Carlos
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A ópera Werther foi composta após os grandes sucessos dos trabalhos de Massenet, Manon e Hérodiade, considerada pelos especialistas a partitura mais livre de convenções escrita pelo compositor.
O libreto, da autoria de Edouard Blau, Paul Milliet e Georges Hartmann é baseado na obra de Goethe do ano 1774 Die Leiden des Jungen Werthers, que constituiria uma das personagens adoptadas com bastante agrado pelo romantismo.
Trata-se de uma ópera cara ao público lisboeta que teve a oportunidade de a ouvir, pela última vez, pelas vozes de Alfredo Kraus e Ileana Cotrubas, em Maio de 1990.
A acção de Werther desenrola-se em Frankfurt. Foi numa Primavera, símbolo do amor e da natureza, que o jovem Werther conheceu Charlotte, resultando desse encontro uma paixão muito intensa. Apesar de tão nobres sentimentos os unirem, o seu amor era impossível, uma vez que Charlotte, no leito de morte da sua mãe, prometera casar com Albert.
A temática do suicídio consequente do amor impossível, juntamente com a escrita musical fortemente marcada pelo uso da técnica do leitmotiv traduz-se assim numa agradável combinação de factores que tornam este trabalho numa ópera de culto.
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