Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2004

Ciclo de Piano Gulbenkian - Elisabeth Leonskaja


Elisabeth Leonskaja

30 de Março de 2004
Programa.

Johannes Brahms
Fantasias op.116

György Ligeti
In Memoriam Béla Bartók (Adagio)
Der Zauberlehrling (dos Estudos para Piano II)

Béla Bartók
Sonata para Piano, Sz.80

Franz Schubert
Sonata Nº 20, em Sol Maior, D.894, Fantasia



Elisabeth Leonskaja é considerada uma das maiores artistas do nosso tempo. Nasceu em Tiflis, a capital da Geórgia, tendo os seus pais despertado nela, desde tenra idade, o amor pelo piano. Com apenas onze anos, realizou os primeiros recitais em Tiflis, os quais despertaram grande expectativa e a levaram a prosseguir os estudos de piano com Jacob Milstein, no Conservatório de Moscovo, a partir de 1964. Ainda como aluna do Conservatório, ganhou vários prémios no âmbito de concursos internacionais, realizados em Bucareste, Paris e Bruxelas.

Antes de deixar a União Soviética, em 1978, com o objectivo de estabelecer residência permanente em Viena, Elisabeth Leonskaja realizou diversos concertos em duo com Sviatoslav Richter. Esta experiência teve um papel decisivo no posterior desenvolvimento da sua carreira artística.

Em 1979, a participação de Elisabeth Leonskaja no Festival de Salzburgo marcou o início da sua carreira no Ocidente. Desde então, apresentou-se regularmente em todos os grandes centros musicais internacionais, em recitais e em concertos com as mais importantes orquestras europeias e americanas, incluindo a Filarmónica de Berlim, a Orquestra da Gewandhaus de Leipzig, a Filarmónica Checa, as Orquestras das Rádios de Hamburgo, Colónia e Munique, a Orquestra de Paris, a Filarmónica de Nova Iorque, a Filarmónica de Los Angeles e a Orquestra de Cleveland. É também frequentemente convidada a participar nos mais importantes festivais de verão, como os de Salzburgo, Viena e Lucerna.

Elisabeth Leonskaja é reconhecida como excepcional intérprete de música de câmara, sendo frequentemente solicitada por solistas e agrupamentos, dos quais se destacam Heinrich Schiff e Viktor Tretjakov e os Quartetos de Cordas Alban Berg, Borodin e Guaneri.

Um grande número de gravações para a Teldec, muitas delas distinguidas com prémios da crítica (Grand Prix du Disque, Prémio Caecilia e Diapason d’Or) são também testemunhos da elevada qualidade da intérprete.

1 comentário:

G.A.M.N.A.A. disse...

Este é o blogue do GAMNAA.
Dê-nos sugestões!

Gratos