Música, dança, teatro, cinema, literatura, exposições, conversas, etc.
Páginas
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Projecto Global - músicas do mundo
Tony Allen (Nigéria)
Mais de duas décadas depois de ter abandonado a banda de Fela Kuti, Tony Allen mantém-se um criador incessante e poderoso, verdadeiro dinamizador de novas aventuras musicais africanas. Em palco, a sua pequena estatura contrasta com a força poderosa e transcendente que irradia por detrás da sua bateria. Actualmente, é um dos membros do projecto The Good, The Bad and The Queen do qual fazem também parte Damon Albarn (Blur), Paul Simonon (The Clash) e Simon Tong (The Verve e Blur).
YouTube 1. | Sites: 1 | 2 | 3 | 4.
CCB, 1 de Agosto de 2008
Toumani Diabaté (Mali)
Um dos mais versáteis músico/performer do Mali que mistura as tradições da sua terra natal com o flamenco, blues e o jazz.
YouTube: 1 | 2 (explains how to play the Kora) | 3. | Sites: 1.
CCB, 2 de Agosto de 2008
Rabih Abou-Khalil feat. Ricardo Ribeiro (Líbano/Portugal)
A música híbrida de Rabih Abou-Khalil, uma fascinante mistura de jazz, música árabe e clássica europeia, funde-se neste projecto com a voz de Ricardo Ribeiro, uma das mais surpreendentes revelações do novo fado.
Rabih Abou-Khalil é um dos grandes mestres do alaúde, instrumento que desde sempre procurou explorar de maneira inovadora, criando uma linguagem musical universal que é apreciada e elogiada por amantes e críticos das mais diversas áreas musicais, do jazz à música clássica, passando, claro, pela world music. No seu mais recente trabalho, o compositor libanês recebe a voz de Ricardo Ribeiro, jovem fadista português com uma originalidade e força raras, que com esta colaboração com Rabih conquistará certamente os palcos internacionais.
YouTube: 1 | 2. Sites: 1.
CCB, 3 de Agosto de 2008
Eliades Ochoa (Cuba)
Eliades Ochoa é considerado um dos mais importantes soneros de todos os tempos e um dos guitarristas mais respeitados da sua geração.
Membro e director musical durante vários anos do mítico Quarteto Patria, reconvertido mais recentemente em El Grupo Patria, e peça vital do projecto Buena Vista Social Club, Eliades Ochoa é uma lenda viva da canção cubana. Canções como “Chan Chan”, “El Cuarto de Tula” ou “El Carretero”, interpretadas por Eliades, foram a base do êxito deste disco histórico que vendeu mais de dez milhões de cópias, e conquistou um Grammy em 1997.
YouTube: 1 | 2 | 3.
CCB, 3 de Agosto de 2008
Inserido na programação de CCB fora de si.
_______
Espera-se muito boa música. Ochoa menos interessante...
Tony Allen + banda.
Música contagiante. Todos os músicos muito divertidos entre si.
Toumani Diabaté e Symmetric Orchestra.
Magníficos. Empenhados a entreter e a cultivar. Música do mundo.
Rabih Abou Khalil e Ricardo Ribeiro + banda.
Interessante, com alguns poucos momentos intensos.
Elias Ochoa + grupo.
Bom. À sombra do projecto BVSC.
Bons espectáculos de Verão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário