Páginas

quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Cesariny, Cruzeiro Seixas, Fernando José Francisco - e o Passeio do Cadáver Esquisito

Perve Galeria
2 de Novembro a 20 de Dezembro de 2006

A exposição “Cesariny, Cruzeiro eixas, Fernando José Francisco - e o passeio do cadáver esquisito”, reúne obras originais, realizadas entre 1941 e 2006 - ano em que realizaram um conjunto inédito de 12 “Cadavres Exquis”, utilizando o processo desenvolvido pelo Grupo Surrealista de Paris, liderado por André Breton, no início do Séc XX.

Marca, ainda, o reencontro destes três artistas, hoje octogenários, após 55 anos de afastamento. Algo que, de per si, serve como exemplo de vitalidade criativa e sentido artístico. E vem provar que a "Revolução Surrealista", proposta por André Breton no 1º Manifesto Surrealista (1924), continua sendo a pedra de toque dos artistas que, em Portugal, abraçaram o Surrealismo na década de 40.

Mais: mostra que, apesar dos que tentam silenciar esta funda necessidade de expressão, subconsciente em estado puro num processo de automatismo psíquico (e emocional), esta proposta de revolução permaneceactual, por libertadorae pacífica mas, sobretudo, por se enquadrar no campo das legítimas aspirações do indivíduo, especialmente quando confrontado com a ditadura da pseudo-vontade das massas.

Sem comentários: