Páginas

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

SWR Sinfonieorchester Baden-Baden und Freiburg


Sylvain Cambreling (maestro)
Dagmar Peckova (meio-soprano)

Igor Stravinsky
Feu d’artifice

Claude Debussy
Prélude à l’après-midi d’un faune

Alexander Zemlinsky
Seis melodias sobre poemas de Maurice Maeterlinck, op.13

Arnold Schönberg
Pelléas et Mélisande

Fundação Calouste Gulbenkian
13 de Fevereiro de 2007

Sylvain Cambreling movimenta-se com aparente facilidade entre ópera e a música sinfónica, entre a produção e a direcção artística, e dentro de um amplo repertório que vai do barroco até aos nossos dias. A sua irreverente criatividade tem feito dele uma das figuras ligadas à música erudita mais controversas e carismáticas das últimas décadas. No âmbito do Ciclo Grandes Orquestras Mundiais, teremos oportunidade de o ver dirigir a SWR Sinfonieorchester Baden-Baden und Freiburg, para a qual foi nomeado em 1999 como maestro titular, agrupamento que mantém uma reputação incontestável no que se refere à sua qualidade artística, adquirida ao longo de mais de seis décadas de existência.´

Cambreling apresentará um programa sob signo do simbolismo. Serão escutadas obras de três compositores que encontraram inspiração nos textos de dois escritores fulcrais pertencentes a este movimento artístico: Stéphane Mallarmé e Maurice Maeterlinck. Trata-se do francês Claude Debussy e dos austríacos Alexander Zemlinsky e Arnold Schoenberg. Para além destes compositores também Igor Stravinsky estará representado com Feu d’artifice, uma das suas primeiras obras, que reflecte um gosto pelo colorido deslumbrante e pelo efémero.

Dagmar Peckova será solista nas seis canções de Zemlinsky sobre poemas de Maeterlinck. A voz rica e escura da reputada meio-soprano checa e a intensidade das suas interpretações são, com efeito, mais duas razões que justificam o interesse extraordinário deste concerto.
SM - FCG

Sem comentários: