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quarta-feira, 12 de abril de 2006

Lauriane de Augusto Machado


Augusto Machado (1845-1924)

Ópera em quatro actos e seis quadros sobre poema de A. Guiou e Jean-Jacques Magne, segundo o drama de Georges Sand e Paul Meurice, Les Beaux Messieurs de Bois-Doré. Ópera dedicada a D. Luiz, Rei de Portugal.

T. N. de São Carlos
19 a 26 de Abril de 2006

Edição crítica de João Paulo Santos, com a colaboração de Paula Coelho da Silva

Direcção musical Donato Renzetti
Encenação Mauro Avogadro
Coreografia Ron Howell
Cenografia e figurinos Francesco Zito
Desenho de luzes Bruno Ciulli

Intérpretes
Lauriane Katia Pellegrino
Mario Marina Comparato
Jovelin Kostyantyn Andreyev
Marquis de Bois-Doré Leo An
Comte d'Alvimar José Fardilha
Adamas Paul Medioni
Guillaume D'Ars Carlos Guilherme
Clindor Luís Castanheira
Um Oficial David Ruella
Um Jardineiro Carlos Pocinho

Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
maestro titular Giovanni Andreoli

Com a colaboração da
Companhia Nacional de Bailado

Nova Produção
Teatro Nacional de São Carlos
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Música manuscrita na BN.
PORBASE - Base Nacional de Dados Bibliográficos:
Augusto Machado
A. Guiou
Jean Jacques Magne

Augusto Machado e as operetas da época da «geração de 70»
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Grand opéra em quatro actos e seis quadros de Augusto Machado
Libreto: sobre o poema de A. Guiou e Jean-Jacques Magne, segundo o drama de Georges Sand e Paul Meurice, Les Beaux messieurs de Bois-Doré.
Criação: Marselha, Grand Théâtre de Marseille, 9 Janeiro 1883

A primeira representação da peça de Paul Meurice Les Beaux Messieurs de Bois Doré, adaptação teatral do romance homónimo de Georges Sand, teve lugar no Théâtre de l'Ambigu Comique, Paris, a 26 de Abril de 1862, e revestiu-se de um enorme êxito. Seguiram-se noventa e cinco representações no Théâtre National de l'Odéon, coroadas por uma entusiástica recepção da crítica.

Após terem recusado o projecto de Théophile Semet, o qual pretendia criar uma opéra comique sobre a história da família Bois-Doré, Sand e Meurice autorizaram Augusto Machado a utilizar a peça para a criação de uma grand opéra. A comunicação entre a autora do romance, o dramaturgo e o compositor foi realizada em grande parte através do libretista, Jean-Jacques Magne. Lauriane foi estreada no Grand Théâtre de Marseille em 9 de Janeiro de 1883, e cativou o público e a crítica, que reconheceu distintas qualidades musicais em Augusto Machado. Pouco mais de um ano após a estreia francesa - 1 de Março de 1884 -, a grand opéra em quatro actos e seis quadros de Machado é apresentada no Teatro de S. Carlos, traduzida para a língua italiana. Lauriana teve doze representações e recebeu efusivos comentários da imprensa portuguesa. Esta recepção teve honras de reprise, no ano seguinte, facto que, relativamente a uma ópera portuguesa, não sucedia em S. Carlos há mais de seis décadas. O sucesso concedeu ao seu compositor um estatuto invulgar na sociedade portuguesa. A ópera foi dedicada ao Rei Luiz I que, não podendo deslocar-se ao Teatro, a escutou no Palácio da Ajuda através de telefones instalados pela companhia de Lisboa.

Quando a intriga teatral se transformou em ópera, a história do Marquês de Bois Doré e da sua família decresceu de importância em benefício da emergência de uma sedutora figura central, Lauriane, e do seu relacionamento amoroso com o novo herói, Jovelin. A ópera convida-nos a conhecer a marquesa Lauriane, cujo esplendor congrega as atenções de todos os personagens que a rodeiam. A bela fidalga deverá escolher um marido por entre os convidados da festa que Bois-Doré organiza em sua homenagem. A sua atenção dirige-se, no entanto, para um jovem músico, proscrito, que atravessa inadvertidamente os jardins do palácio acompanhado de uma criança - Mario. A reciprocidade da paixão afirma-se. Enfim, no contexto de uma disputa com o seu adversário D'Alvimar, o músico desvenda a sua verdadeira identidade: Giovellino, Conde de Florença. Entretanto, Mario, que viajara consigo ao longo dos anos revela-se como o sobrinho e herdeiro, há muito desaparecido, do estimado Bois-Doré.

PGR (TNSC)

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