Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

Die Entführung aus dem Serail de Mozart

"O Rapto do Serralho"
Wolfgang Amadeus Mozart
9 a 17 de Dezembro de 2005
Teatro Nacional D. Maria II

Singspiel em três actos (K. 384). Libreto de Gottlieb Stephanie. Estreia absoluta: Viena, Burgtheater, 1782.

Direcção musical Julia Jones
Encenação Giorgio Strehler
Cenografia e figurinos Luciano Damiani
Reposição da encenação Mattia Testi
Intérpretes

Konstanze, mulher espanhola prometida de Belmonte (soprano) Iride Martinez
Belmonte, nobre espanhol (tenor) Bruce Ford
Blonde, criada inglesa de Konstanze (soprano) Whal Ran Seo
Osmin, curador das propriedades do pasha (baixo) Bjarni Thor Kristinsson
Selim, pasha (discurso falado) Karl-Heinz Macek
Pedrillo, criado de Belmonte (tenor) Mário João Alves
Criado Mudo Marco Merlini

Orquestra Sinfónica Portuguesa

Coro do Teatro Nacional de São Carlos
maestro titular Giovanni Andreoli

Cenários e figurinos
Teatro alla Scala de Milão
____________________
Divertimento excelente com bons intérpretes. Mozart, ele mesmo.
Recriação da fabulosa encenação de Giorgio Strehler.
Boa iniciação à ópera para os mais reticentes.
____________________
Local: palácio do Pasha (alemão "Bassa"), algures na costa do mediterrâneo.
Tempo: século XVIII.

Konstanze, noiva de Belmonte, foi capturada por piratas juntamente com a sua criada, Blonde, e respectivo noivo, Pedrillo. Foram, de seguida, vendidos como escravos ao Paxá Selim, do qual permanecem reféns no início da ópera.

Durante o cativeiro, e enquanto Selim e Osmin, o guarda do serralho, se inebriam com os encantos da dama espanhola e da sua aia, Belmonte, com a ajuda de Pedrillo, consegue penetrar no magnífico palácio turco. O projecto da evasão desenha-se enquanto a íntegra Konstanze afirma a Selim que prefere morrer a desposá-lo. Após o reencontro e reconciliação dos apaixonados, urge aplicar o plano da fuga. Os dois casais serão, no entanto, surpreendidos por Osmin que, com o seu amo, reclamará justiça. Um inesperado desfecho feliz será desencadeado por um magnânimo gesto do raptor, ordenando a libertação dos prisioneiros, e despertando um coro de louvores à sua clemência.

Reflexo da filosofia humanista do Iluminismo, o perdão surge em diversas instâncias teatrais como a solução desejada para uma circunstância trágica. É a personagem exótica que sublima a sua posição despótica por uma inesperada atitude esclarecida. Die Entführung aus dem Serail, refugiando-se numa turquerie habitada por histórias de paixão e clemência, revela o ímpeto revolucionário do jovem Wolfgang Amadeus Mozart, na primeira ópera que compõe após a cessação do contrato com o arcebispo de Salzburgo, no sentido de se aliar a uma burguesia contestatária, ansiosa por destronar o Antigo Regime.

A felicidade que lhe é proporcionada pela sua nova condição de profissional liberal, intensificada pelo seu recente matrimónio, descobre-se no ensejo apaixonado de liberdade, numa obra em que a restrição dos direitos individuais é desafiada através do enclausuramento dos personagens num local exótico e sedutor, mas estranho às suas convenções culturais.
PGR, TNSC
____________________
Sinopse (operaworld).
The Abduction from the Seraglio is an example of the German Singspiel, a form in which all the dialogue is spoken rather than sung. The arias are used to express the emotions of the characters, but they do not further the story.(...)

Enquadramento (mozartproject).
By early summer 1781 Mozart was in Vienna and on his own. He had successfully arranged his dismissal from the service of the archbishop. More significantly, he was beginning to make the painful but necessary break with his father, Leopold. At the age of 25 he was, for the first time in his life, a free agent. (...)

Sem comentários: