Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

the fault lines - Meg Stuart, Philipp Gehmacher & Vladimir Miller



the fault lines

Meg Stuart, Philipp Gehmacher & Vladimir Miller

Dois corpos encontram-se num campo de jogos demarcado por tubos fluorescentes caídos no chão. Enfrentam-se diagonalmente como lutadores, entrelaçando-se enquanto tentam derrubar o outro e imobilizá-lo. Ou enquanto procuram agarrar-se, aninhar-se um no outro?

Uma coisa leva à outra. A colaboração entre Meg Stuart, uma das figuras chave da dança contemporânea, nascida em Nova Orleães e a sua contraparte, o austríaco Philipp Gehmacher, surge em 2007 com o notável Maybe forever (apresentado nesse ano na Culturgest). Encontram-se novamente num projecto de pesquisa para Sommerszene 08 em Salzburgo. Nesta ocasião, unem forças com o videasta Vladimir Miller. A inspiração que surge nos três artistas a partir desta colaboração leva-os à decisão de transformar the fault lines (2010) numa performance. the fault lines inicia-se como um confronto expressivamente físico, num dueto de contacto semelhante a um combate controlado. Stuart e Gehmacher manipulam-se e curam-se mutuamente; fascinados pela vulnerabilidade do outro, procuram as suas ‘falhas sísmicas’, as margens dos seus corpos. São então progressivamente integrados no universo das imagens de Vladimir Miller. Ele filma ambos e rearranja, filtra, exagera e edita o vídeo em tempo real, até que os eventos e a projecção divergem visivelmente. O que começa como uma intensa interacção física transforma-se quase imperceptivelmente numa instalação vídeo fascinante e desconfortável.

criação Philipp Gehmacher, Vladimir Miller e Meg Stuart luz Jan Maertens som Vincent Malstaf figurinos Nina Gundlach assistente de criação Philipp Hochleichter assistente de cenografia Ania Pas produção Damaged Goods e Mumbling Fish co-produção szene salzburg Meg Stuart/Damaged Goods é apoiada por Autoridades Flamengas e Comissão para a Comunidade Flamenga Philipp Gehmacher/Mumbling Fish é apoiado por Departamento Cultural da Cidade de Viena