Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Destouches - Le Carnaval et la Folie

O Carnaval e a Loucura
André Cardinal Destouches (1672-1749)
Centro Cultural de Belém, 13 a 15 de Maio de 2011




Direção Musical Marcos Magalhães
Encenação Luca Aprea
Concepção cénica Luca Aprea | Stefano Riva
Iluminação Daniel Worm d'Assumpção
Realização cenográfica Carlos Moral Reis
Maquilhagem e adaptação dos figurinos Fátima Sousa
Adaptação do libretto Marcos Magalhães | Luca Aprea
Direcção do coro Sérgio Fontão


La Folie Ana Quintans
Le Carnaval João Fernandes
Momus Hugo Oliveira
Plutus/Mercure Fernando Guimarães
La Jeunesse Carla Caramujo 
Jupiter Luís Miguel Cintra
Venus Jennifer Smith


Bailarinos
Catarina Câmara
Pedro Ramos


Coro Voces Caelestes 
Orquestra Os Músicos do Tejo 
Concertino Florian Deuter
__________________

Nas palavras de Marcos Magalhães, “o desejo é trazer o prazer da dança e do movimento, e assim tentar enriquecer a nossa linguagem musical e cénica”. Com uma estreita ligação à dança, que caracteriza as óperas francesas da época de Luís XIV, esta obra é uma comédie-ballet onde os momentos dançantes acentuam o caráter divertido e até bizarro da história de amor entre duas personagens surpreendentes: o Carnaval e a Loucura.




"O libreto centra a sua intriga na turbulenta paixão entre O Carnaval e A Loucura e é um verdadeiro canto à inevitabilidade da dor no amor. Porém (se calhar pelos tempos em que vivemos), para além da sua intriga imediata, a obra revela aos nossos olhos o tom amargo de uma apologia da eterna juventude povoada por personagens sem idade. Um lugar sem tempo, não tanto o de uma imaturidade eterna, “poética”, mas da ilusão dum destino imóvel, suspenso e sem consequências."
Luca Aprea


A dança na ópera
O encenador Luca Aprea afirma que, desde o início do projeto, houve o desejo de dar à dança um papel diferente daquele que, historicamente, ela ocupa nas óperas setecentistas: 
“Não queríamos recorrer ao código das danças barrocas, nem pretendíamos que o ballet fosse apenas um momento de pausa ou de entretenimento. Nesta produção, a dança vai contaminar as várias partes da ópera: coro, drama e os próprios momentos de dança.” O denominado ballet d’action vai ser protagonizado pelo coro que, num registo próximo da pantomima, se inspira no ambiente das várias músicas de dança para “comentar” ou “antecipar” momentos da ação. Por sua vez, os bailarinos vão funcionar como duplos do Carnaval e da Loucura, exprimindo com a dança a relação entre estas duas personagens.


O desafio da comédie-ballet
O compositor André Cardinal Destouches, mosqueteiro da corte de Luís XIV e seguidor de Lully, criou aquela que viria a ser considerada a primeira comédie-ballet, inspirada na obra de Erasmo de Roterdão, O elogio da loucura. Para Marcos Magalhães, a escolha desta peça baseou-se fundamentalmente na sua forte ligação com a dança, que influencia também a comicidade do enredo. “É um desafio tocar música para dança, a interpretação tem de estar perfeitamente articulada com os ritmos das várias danças, e sempre atenta às pequenas subtilezas características da música francesa.”

Sem comentários: