Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2010

Companhia Nacional de Bailado - as estreias (4º programa 2009/2010)

A chuva cai na poeira como no poema (Estreia Absoluta)
Coreografia Vasco Wellenkamp
Música Original Carlos “Zingaro”
Assistência Musical Carlos “Zingaro”
Cenografia Eric Costa
Desenho de Luz Vítor José
Actor Diogo Dória

Requiem (Estreia Absoluta)
Coreografia Rui Lopes Graça
Música Henrik Górecki (Sinfonia No. 3, Op. 36, “Symphony of Sorrowful Songs”)
Figurinos Rita Lopes Alves
Desenho de Luz Cristina Piedade
«...Deixaste-te ficar em tudo. Sobrepostos na mágoa indiferente deste mundo que finge continuar, os teus movimentos, o eclipse dos teus gestos. E tudo isto é agora pouco para te conter. Agora, és o rio e as margens e a nascente; és o dia, e a tarde dentro do dia, e o sol dentro da tarde; és o mundo todo por seres a sua pele...», in MORRESTE-ME , José Luís Peixoto.

Light (Estreia Absoluta)
Coreografia Katarzyna Gdaniec, Marco Cantalupo
Selecção Musical Katarzyna Gdaniec, Marco Cantalupo
«Para alguns, a ligeireza da vida consistiria no facto de as coisas se produzirem uma vez só, fugidiamente, quase como se não acontecessem.
O mistério do gesto como momento original, não reproduzível – um momento durante o qual o tempo se suspende – motiva uma vez mais a nossa procura coreográfica. O movimento como algo único. Nós quisemos explorar o que acontece quando o gesto é preciso, correspondendo a um momento de sensibilidade, a qualquer coisa que ecoa em profundidade, deixando-nos leves.» Marco Cantalupo

Interessantes as 3 peças. Wellencamp à sua maneira habitual dá-nos uma peça agradável. Gdaniec e Cantalupo mais sofisticado e ao mesmo tempo simples. Graça um apontamento. Gostei. Companhia um pouco melhor neste programa.




Sem comentários: