Páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Earth - Terra, filme de Deepa Mehta


Terra (1998) é o segundo filme da trilogia que inclui também Fogo, de 1966, e Água, de 2005, três filmes que trouxeram à realizadora indiana Deepa Mehta o reconhecimento internacional, consagrando-a em todo o mundo como uma referência do cinema de autor.
Terra, filme nomeado para três prémios Gemini, relata a divisão entre a Índia e o Paquistão e as consequências humanas dessa separação. Deepa Mehta estudou filosofia em Nova Deli e cinema no Canadá. Os seus filmes retratam os conflitos humanos na Índia contemporânea, desafiando as tradições culturais.

Intérpretes
Nandita Das ⁄ Aamir Khan ⁄ Rahul Khanna ⁄ Gulshan Grover ⁄ Maia Sethna ⁄ Kitu Gidwani ⁄ Kulbushan Kharbanda ⁄ Arif Zakaria ⁄ Eric Peterson ⁄ Pavan Malhotra ⁄ Sunil Mehra ⁄ Navtej Singh Johar
Baseado no livro "Cracking India" de Bapsi Sidhwa
Canadá ⁄ Índia 1998

Projecção em formato DVD, como é usual no CCB.
CCB fora de si para o Verão, num programa dedicado à Ásia.

Filme tem ponto forte no relato e tomada de posição sobre a "tragédia" na separação da Índia e do Paquistão em 1947, mas sabe apresentar alguns aspectos das culturas presentes (muçulmana, hindu, sikh, parsi) e com actores "bem parecidos".
Bom 4/5.

Nos seus filmes, a autora aposta habitualmente na controvérsia ou no choque: homossexualidade feminina ("Fire"); a vida de abnegação da mulher viúva imposta pela cultura dominante ("Water").
Segue-se o choque cultural da emigração Índia/Canadá.

Sem comentários: