Páginas

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Exposições: CCB e Berardo

Atlantikwall - Arquitecturas bélicas nas praias de ocidente

De JOSÉ FROJÁN e MARIA FERNÁNDEZ REBULLIDO
FUNDACIÓN LUIS SEOANE
Director e Curador ALBERTO RUIZ DE SAMANIEGO

CCB - galeria Mário Cesariny, 5 de Fevereiro a 1 de Março

O que ficou das construções nazis durante a 2ª guerra mundial, da Escandinávia até aos Pirenéus: defesa anti-marítima e anti-aérea. Exposição integrada no ciclo "O Nazismo e a Cultura: Confrontações"


A Intuição e a Estrutura - De Torres-Garcia a Vieira da Silva

Exposição centrada em vinte anos de trabalho dos dois artistas (1929-1949), que mostra os seus percursos paralelos em torno de uma pesquisa permanente sobre a Estrutura.

Museu Colecção Berardo, 4 de Dezembro a 15 de Fvereiro

'Esta exposição, co-produzida com o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM) de Valência, Espanha, centra-se em vinte anos de trabalho de Torres-García e Vieira da Silva e na relação de proximidade que estabeleceram ao longo desse período. Pretende ainda confrontar, pela primeira vez, as obras destes dois artistas, mostrando não só os cruzamentos existentes, mas também as particularidades na obra de cada um deles'.

'O uruguaio Joaquín Torres-García (1874- 1949) foi um dos percursores do construtivismo na América Latina, e nome central na arte moderna do seu país natal. [...] Os pintores conheceram-se em 1929, em casa de Pierre Chareau, e durante vinte anos estabeleceram uma relação que, hoje, se pretende mostrar e descobrir nas suas obras. Entre as peças apresentadas estão trabalhos inéditos de Vieira da Silva, produzidos no contexto de uma viagem da autora à Roménia, em 1930'.

Pinturas muito atraentes.

Duas exposições interessantes.

Sem comentários: