Páginas

sábado, 18 de outubro de 2008

Caligrafias Uma Realidade Inquieta

Comissário da Exposição:
Maria João Fernandes

Museu das Comunicações, 10 de Outubro de 2008 a 15 de Janeiro de 2009


O tema da exposição Caligrafias Uma Realidade Inquieta é a relação escrita/pintura, inspirada pela estética do Oriente, uma relação fundadora da arte do século XX. De Mallarmé (Un Coup de Dés Jamais n’Abolira le Hasard), às vanguardas do século XX, futurismo e dada (1915-1922, entre cubismo e surrealismo), aos Caligramas de Apollinaire, ao informalismo e gestualismo das décadas de 30, 40 e 50, ao movimento internacional da Poesia Visual que em Portugal floresceu na década 60, não cessaram as contaminações da palavra e da imagem, da poesia e das artes plásticas que permanecem uma influência na obra de nomes marcantes do panorama artístico da actualidade, como na de jovens valores emergentes.
(...)

Capítulos da exposição
I Movimentos e expoentes desta tendência
COBRA, El Paso, KWY e Tàpies
II. Caligramas e Poesia Visual
Apresenta pela 1ª vez os caligramas de Almada Negreiros (1920), aspectos da poesia visual de Ana Hatherly e duas infografrias de Ernesto M. de Melo e Castro.
III. A Dança das Letras
Relação da pintura com a escrita ocidental
Trabalhos de Álvaro Lapa, António Sena, Emerenciano, González Bravo, Hilario Bravo, João Vieira, Paulo Teixeira Pinto, Teresa Gonçalves Lobo e Inês Marcelo Curto.
IV. Diálogo com o Oriente
Artistas e obras que reflectem a influência da escrita oriental.
Presenças de Ambrósio, Gracinda Candeias, Eurico e Francisco Laranjo.
V. Caligrafias na pintura e na escultura
Nesta secção apresenta-se uma visão mais abrangente do tema em obras onde a pintura é encarada como escrita e em trabalhos de Alberto Reguera, Carmo Pólvora, Cristina Valadas, Teresa Magalhães. A escultura está representada por dois trabalhos da artista espanhola Mar Solis.

«Considero Caligrafias uma realização ímpar. Parece que finalmente se começa a compreender a importância de tudo o que se fez entre nós e durante tanto tempo se ignorou e desprezou mesmo. A relação que existe entre a escrita e a arte, ou seja, aquilo que já denominei de "escritalidade" é como se fosse uma espécie de espinha dorsal da criatividade do século XX (...).»
Ana Hatherly

Exposição interessante. Interessante também o vídeo da realização da obra de grupo. Gosto muito desta ligação da escrita à pintura. Gosto de Ana Hatherly e João Vieira.
Exposição pequena apesar da descrição acima, sem documentação para além de um texto curto desenhado na parede de entrada, como é costume agora. No site do museu pode-se encontrar um texto um pouco mais elucidativo.
O local tem um ambiente não adequado, com demasiado "ruído".

Sem comentários: