Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Messiaen: Turangalîla-Symphonie (3)


SWR Sinfonieorchester Baden-Baden und Freiburg
Sylvain Cambreling (maestro)

No Centenário do Nascimento de Olivier Messiaen

Olivier Messiaen
Turangalîla-Symphonie

Coliseu dos Recreios, 29 de Fevereiro de 2008

Preparação: (3) o grande momento.
...
Magnífico.
_______
A Turangalîla-Symphonie, de Olivier Messiaen, uma obra emblemática do século XX, vai ser dirigida em Lisboa no próximo dia 29 de Janeiro pelo maestro Sylvain Cambreling, à frente da Orquestra Sinfónica SWR Baden-Baden e Friburgo. É mais um dos concertos do Ciclo Grandes Orquestras Mundiais, o qual tem proporcionado ao público português a presença de alguns dos mais importantes conjuntos orquestrais do mundo regidos por nomes incontornáveis - de Celibidache, a Abbado, passando por Muti, Maazel, Brüggen, Dutoit, Jansons, Levine, Myung-Whun Chung, Chailly, Thielemann, Esa-Peka Salonen, etc.

A Orquestra Sinfónica SWR Baden-Baden e Friburgo foi fundada em 1946, tendo como Primeiro Maestro a figura tutelar de Hans Rosbaud. A orquestra centrou-se, desde os seus inícios, na interpretação de música contemporânea e, assim, assegurou um importante lugar na história da música, dado que efectuou primeiras audições de obras de muitos dos compositores que marcaram o século XX - recorde-se que Stravinsky a dirigiu por várias vezes na interpretação das suas obras nos Anos 50 e que Boulez se estreou como maestro com esta formação. A orquestra, obviamente, alargou o seu repertório e hoje apresenta-se em programas que se podem estender de Mozart à música do nosso tempo. Com uma extensa discografia que já ultrapassa as trezentas obras, a Orquestra Sinfónica SWR Baden-Baden e Friburgo apresenta-se também frequentemente em espectáculos de ópera e tem sido dirigida pelos mais importantes maestros dos últimos sessenta anos.

Quanto a Cambreling, que é o seu Maestro Principal, é também Convidado Principal do Klangforum Wien (o que revela de imediato um enorme interesse pelo repertório do nosso tempo), com quem, curiosamente, se apresentou no passado mês de Dezembro no grande Auditório. Dirigindo as mais prestigiadas formações orquestrais de todo o planeta, ele é também um apaixonado intérprete de ópera, desenvolvendo, como é natural, uma importante actividade na Ópera Nacional de Paris.

Depois de se terem apresentado no Coliseu dos Recreios em Fevereiro de 2007, com obras de Debussy, Stravinsky, Zemlinsky e Schoenberg, eis que esta orquestra e este maestro regressam agora a Lisboa para interpretarem a monumental Turangalîla-Symphonie num concerto incluído nas celebrações do Centenário do Nascimento de Olivier Messiaen. Esta obra composta entre 1946-48 (curiosamente, a época do nascimento da orquestra) é considerada uma das obras fundamentais da literatura orquestral do século XX.
FCG

Sem comentários: